PARA VER O POST COMPLETO É SÓ CLICAR NO TÍTULO.



Metas de Leituras

sábado, maio 26, 2018


Olá, bruxinhos, tudo bom com vocês? Por aqui está meio corrido, mas é assim mesmo, não é? Então resolvi passar por aqui pra bater um papo sobre #MetasDeLeituraTodo ano, eu faço uma meta de ler pelo menos 50 livros. O que é uma meta boa, dá mais ou menos um livro por semana durante um ano, o problema realmente é cumprir a meta, mas pra todo bom leitor o importante de fato é ler.

O post vai ficar um pouco grande, porque no Instagram ele ficou divididinho e aqui resolvi trazer em um só, ok?
1– Tente por partes.

Eu sei que existem pessoas que lêem livros em 3, 4 dias, porém eu não sou assim. (Tenho todo um mantra pra me sentir confortável pra ler e absorver aquilo), e pra quem também tem metas, mas acaba deixando os livros pra depois, resolvi fazer uma semana, começando hoje e terminando no domingo, com posts falando e comentando coisas que funcionam pra mim, mas que eu espero que sirvam pra vocês também sobre meus meios e métodos pra não perder o foco.

Comece com uma semana, um livro. Dependendo do seu tempo, faça dentro do livro mesmo uma meta diária que caiba em 7 dias, mas não se prenda a isso, se caso o livro estiver muito bom e você tiver tempo livre, continue lendo, assim você acaba antes e pula logo pra outro livro.

Isso ajuda muito não perder o foco. É como um alerta indicando e lembrando que você tem que ler pelo menos aquilo durante o dia, enquanto espera a fila do banco, uma consulta, ou até mesmo dentro da condução depois de um dia cansativo.


2- Nada exorbitante!

Descobri que criar metas muito grandes acaba fazendo com que você não perceba seu avanço, que fica parecendo que você está indo muito lento, mas na verdade você está no seu ritmo. É mais fácil perceber que você foi bem com 10 de 50, do que 10 de 100 livros, não é mesmo?


Então a dica que eu deixo aqui é que você faça uma lista com 25 livros, se esforce pra chegar pelo menos com ±15 livros em três meses (cabe certinho um por semana, como no post de ontem), e então aumente para 35 livros, chegue em pelo menos 20 livros com mais um mês, continue aumentando a meta de 35 para 50 e leia pelo menos mais 10 livros em dois meses. Nesse ponto, você está no meio do ano com 30 livros lidos.

Mas não pare, se você acha que pode ler mais, leia! Se desafie! Talvez no final do ano você já tenha até ultrapassado a meta.




3- Off.

Você já notou que passamos bastante tempo no celular, como esses minutos que você tá lendo o post de hoje? Bem, essa publicação agora pode ser interessante e útil, mas eu e você sabemos que as vezes não estamos fazendo nada realmente importante e acabamos por isso atrasando não só a leitura, mas outras áreas da vida.

Então defina um horário que você sabe que está livre e se desligue por uma horinha, você vai perceber que dá pra ler bastante e nem é tanto tempo assim longe das redes sociais. Não dá nem tempo de sentir saudades.

Essa dica, creio eu que seja a principal causa da nossa lentidão em relação as metas, seja ela qual for. Então leve isso com você para livros, estudos e afins.



4 – Três é demais!

Quando eu disse que estava lendo 6 livros ao mesmo tempo, algumas pessoas me chamaram de louca. Concordo! Mas não por isso, porque dos 6 livros que eu estava lendo, apenas metade eram de história narradas, os restantes eram livros para se ler com calma, para estudar, então seriam 3, que eu adicionei mais 2, ou seja, eu estava lendo 6 e fui pra 8 livros. 



Mas contando só com os livros que não são para conhecimento pessoal, eram 5, ok? E é agora depois de tanto falar que eu vou explicar qual o motivo de tantos livros. E se você está pensando que é pra cumprir logo a meta, a resposta é não. Leio vários livros ao mesmo tempo porque eu me sinto livre pra escolher um gênero pra cada momento, além de que isso ajuda a desenvolver a memória, porque quando você muda de um livro para o outro, você tem que imaginar e lembrar toda a história que estava lendo.


É muito bom ler livros diferentes ao mesmo tempo (gente, é um por vez tá, digo ao mesmo tempo porque é lido durante o mesmo período, na mesma semana) então se você acha que consegue ler um durante o dia e um mais leve durante a noite, tente. Depois vem me contar aqui o que achou. 

Outra dica: dizem que livros de fantasias faz com que tenhamos sonhos incríveis.



5 – Ouça!
Antes de iniciar o blog eu estava lendo Harry Potter e a Câmera Secreta — por isso o nome do blog, tava numa vibe bem Potterhead — no meu Lev, aí empolgada eu twittei uma foto da capa do livro, aí uma pessoa do nada surgiu pra me perguntar se no Lev dava pra ouvir música, eu respondi todas as dúvidas da moça só que depois fiquei me perguntando qual o motivo dela querer música em um dispositivo pra livros?! Então fui perguntar pra ela na DM, eis que ela me disse que gostava de ouvir música enquanto lia. Então, claro, eu tentei experimentar pra ver se era bom, mas pra mim naquela hora não rolou, porque eu tenho costume de cantar as músicas que escuto, então eu não conseguia ler, ouvir e cantar kkkk Era loucura demais.

Porém eu descobri uma playlist denominada de "Músicas para Relaxar" e ela era só com músicas de instrumentais, tipo musica pra meditação, que pra mim tem dois efeitos: de fato relaxa (placebo? não sei) e me foca no livro por me tirar dos sons e barulhos exteriores. Isso me ajudou muito com o TDA, pra ler e estudar. Então coloca uma musiquinha calma e pega o livro, você não vai nem perceber o quanto vai avançar na leitura em apenas uma horinha.


6 – Carpe Diem!
Você sabe o que essas palavras significam? Na tradução do Latim ela quer dizer "aproveite o dia", mas aproveitar de que forma se nos dias de hoje tudo está tão corrido?

Lembra que no último post eu disse que as músicas me ajudavam pra relaxar enquanto lia? Pois é, agora é meio que o contrário. Aproveite o tempo que você usa para fazer coisas rotineiras e ouça um livro. Sim, foi isso mesmo que eu disse, ouvir um livro. Não sei se você sabe mas hoje em dia já existem diversos aplicativos que lêem qualquer arquivo Pdf, Epub, (Voicer, Reader) e até os que já vem com a narração do livro mesmo, como o Audibler ou Ubook. E é uma experiência muito legal, é como ter uma mãe ou pai te contando uma história. E você pode fazer isso enquanto lava a louça do almoço ou enquanto está na academia. Quer maneira melhor de aproveitar o dia?

Sobre essa semana, posso garantir a vocês que fiquei muito feliz com os comentários, as DM's, a interação de vocês foi muito legal e especial pra mim. Adorei de verdade. Obrigada!

E você que está aproveitando o seu sábado e lendo esse post não esquece de curtis nossas redes sociais e deixar seu comentário me falando o que achou dessa post, ok?

Bom, então é isso. Espero que tenham gostado, beijo de lumos e até outra hora!



Você também pode gostar de...

0 comentários

Facebook

Instagram